sábado, 23 de março de 2013

O que mais mudou durante estes 30 anos?

           Acredita-se que o agente que mais sofreu mudanças dentro do processo que envolve a aprendizagem foi o aluno. Este era visto como uma tábula rasa em que necessitava receber o conhecimento. Hoje o aluno tem voz e vez, e é agente da construção do seu conhecimento, do seu saber; traz as suas experiências e vontades e já não se sente incentivado com métodos tradicionais de aula. 
           Quanto ao uso do computador em minha vida acadêmica, só tenho vantagens a mencionar. Tendo a informação na palma da mão é mais fácil estudar e ler materiais, já que a correria do cotidiano nos impede, muitas vezes, de sentar e ler um jornal ou revista. Facilita também na hora dos trabalhos de pesquisa e na construção de documentos e apresentações.


Um comentário:

mariangela ziede disse...

Lendo teu comentário destaquei esta frase. "Este era visto como uma tábula rasa em que necessitava receber o conhecimento".Será que isto mudou? Será que o aluno ainda não é visto como alguém que nada sabe. Quantas experiências podemos citar nas quais os alunos participam ativamente na construção das suas aprendizagens???Vamos pensando...